isto É um “disclaimer”
Vamos começar pelo mais importante: eu NÃO sou filósofa.
Se você está procurando conteúdos escritos por alguém do gabarito de um(a) filósofo(a) de verdade, sugiro pesquisar vídeos, podcasts, livros e trabalhos de doutores tais como Scarlett Marton, Clóvis de Barros, Marilena Chauí, Oswaldo Giacoia Jr., Viviane Mosé, Leandro Karnal e tantos outros que se dedicam a filosofar[1] e a divulgar os resultados desta filosofia.
O Brasil é cheio gênios com quem temos a honra de partilhar a cidadania; mas se você estiver também disposto a olhar para outras geografias e tempos, a lista desses gênios vai ao infinito!
Eu sou apenas e tão somente uma estudante de filosofia que aqui chegou depois de duas décadas e meia de escuta enquanto analista junguiana.
E este blog é sobre meus espantos, só isto.
[1] Atualmente estou fazendo pós-graduação na PUC-RJ, como conto neste post, e tive quatro professores maravilhosos neste último semestre de 2024, mas nenhum deles parece ter canal do YouTube. No link a seguir há uma aula de divulgação no qual todos os professores da pós falam um pouco ao final – exceto o professor Irã Salomão, de História da Filosofia II, que ainda não estava na equipe à época do vídeo. https://www.youtube.com/live/yo9U7ZxMcFs?si=hDdX66vvyZQ_1QOf visualizado pela última vez em 02 jan 2025